sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Senso de oportunidade é tão importante quanto o conhecimento especializado



Pessoas muito preparadas podem deixar de fazer coisas grandes porque estudam demais e com isso não se arriscam.”. (João Paulo Lemann)

O sonho grande aliado ao senso de oportunidade e a coragem para arriscar, são os ingredientes necessários para que uma pessoa seja bem sucedida em qualquer ramo de atividade.

É obvio que é melhor ter preparo (conhecimento especializado) do que não tê-lo, mas o preparo excessivo, acaba comprometendo o futuro de um potencial empreendedor, como por exemplo, uma pessoa que conclui uma graduação, depois faz um mestrado, em seguida um doutorado e posteriormente um pós-doutorado, essa pessoa ao concluir o seu pós doutorado, quase não lhe sobrou tempo para criar um negócio e até mesmo para lecionar.

É que essa pessoa passou a maior parte da sua vida estudando e se preparando. A não ser que essa pessoa seja um cientista. O autor dessa frase que abre este texto é o homem mais rico do Brasil e que costuma dizer que “nunca foi um estudioso que analisasse muito as coisas”, porque para ele o mais importante é agir sem medo de correr riscos.     

O ensino formal é muito importante, porque o educando aprende com base num ensino sistematizado que na lógica o seu principal fundamento, mas, o excesso de ensino formal poderá comprometer a iniciativa empreendedora e o empreendedor a correr riscos inerentes a qualquer negócio.      


Postar um comentário